quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OXITOCINA


Os Estudos com a Oxitocina, a substância que rege os vínculos afetivos, comprovam a grande influência dos hormônios sobre o Comportamento Humano.

Dez gotas. Essa é a porção de todos os 200 hormônios circulantes na corrente sanguínea de um adulto…. Atualmente, há cerca de 500 estudos sobre o assunto em andamento – quase o dobro dos trabalhos dedicados ao desenvolvimento de novos medicamentos contra o câncer. Um hormônio em especial tem chamado (e muito) a atenção dos especialistas – a oxitocina (ocitocina). Até pouco tempo atrás, associada apenas a processos fisiológicos envolvidos na maternidade (as contrações uterinas no momento do parto e a liberação de leite durante a amamentação) e, por isso, conhecida como a substancia do amor materno, a oxitocina tem se revelado o hormônio com a mais ampla e intensa ação no comportamento de mulheres e homens. Em aparticular, ao estimular a autoconfiança, o vínculo de afeto e o relaxamento. E, ao contrário do que ocorre com os outros hormônios, quando administrado sobre a forma sintética, em doses extras, oferece poucos efeitos colaterais….Indicado formalmente para estimular a liberação de leite materno, o hormônio está disponível nas farmácias há pelo menos dez anos….Os novos clientes são sobretudo, homens e mulheres que querem incrementar a relação amorosa. Pois é, de hormônio do vínculo materno, a oxitocina se transformou em uma espécie de “Viagra da alma”. Algumas borrifadas de oxitocina (ocitocina) no nariz antes do sexo e, relatam os casais, ocorrem maravilhas debaixo dos lençois – os encontros, de trinta minutos, em média, ficam mais soltos e afetuosos…. A maioria dos hormônios é ativada ou desativada a partir de outros hormônios, em um efeito de cascata extremamente complexo…. A intensidade da ação de cada um é defenida, sobretudo, pela receptividade do alvo a ser atingido. No caso da oxitocina (ocitocina), os objetivos principais são os úteros e as mamas. No final da gravidez, ela estimula a contração uterina, e, durante a amamentação, facilita a liberação do leite materno…. Fora desses períodos, o útero e a mama tem pouca sensibilidade ao hormônio. Nesse caso, não só o volume é menor como também o foco é outro, o cérebro. Entre os homens, o destino é sempre o cérebro….

Achei muito interessante essa descoberta,tem casais que se separam do nada,com essa descoberta daqui pra frente tudo pode ser diferente :)
E ai,gostaram,espero que sim.
bjos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentarem, são sempre bem vindos, fiquem com Deus :*