sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Benefícios do vinho tinto


Estudos vêm demonstrando que o vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade, possui poder anti-cancerígeno e pode até proteger fumantes contra os efeitos danosos do cigarro, seja um raro “Chateau Petrus” ou uma versão mais barata de mesa o "Chapinha" por exemplo na versão seco,é claro.
Demonstrou também que o consumo moderado de etanol produz efeito cardioprotetor, principalmente pelo aumento nos níveis de HDL (high density lipoprotein) colesterol, fator de risco negativo para doenças cardiovasculares.
O efeito protetor de níveis sangüíneos elevados de HDL colesterol, está associado com a habilidade dessas lipoproteínas, em remover o excesso de colesterol do plasma sangüíneo até o fígado, para serem sintetizados em suco biliar e posteriormente eliminados do organismo.
Ocorre que o professor Roger Corder e sua equipe, do Instituto de Pesquisa William Harvey, em St Bartholomew e da Universidade de Londres, descobriram que o vinho tinto, além de conter etanol, é rico em polifenóis ou compostos fenólicos, que estão presentes nas cascas e nas sementes das uvas vermelhas e comprovadamente possuem atividade antioxidante.
No processamento de vinhos brancos, não há contato direto com a casca da uva, o que justifica a escolha pelo vinho tinto.
Os polifenóís trabalham sobre a produção de uma proteína, a endotelina-1, associada a doenças cardíacas, principal causa de morte em muitos países ocidentais. Os extratos de vinho tinto de fato inibem a síntese de endotelina-1, que faz com que os vasos sangüíneos se contraiam.
Além disso, os polifenóis também inibem a formação de óxidos de colesterol, produtos da oxidação de LDL, um dos principais fatores desencadeantes da aterogênese.
A agregação plaquetária, outro importante fator de risco para coronariopatias, é inibida pelo resveratrol e pelos flavonóides quercetina e catequina, compostos fenólicos presentes em vinhos tintos.
Outro estudo conduzido pelo doutor John Lekakis e seus colegas do Hospital da Universidade de Alexandra na Grécia, indica que a ingestão de vinho tinto diminui os danos arteriais causados pelo tabagismo.
Um total de 16 voluntários fumaram um cigarro antes de fazer um teste para medir o desempenho de suas artérias confirmando estudos anteriores, que mostram que fumar um cigarro reduz, durante uma hora, a habilidade das artérias de transportar sangue pelo corpo.
Eles foram testados de novo após beberem dois cálices de vinho tinto e fumarem um cigarro, e novamente depois de beberem dois copos de vinho não-alcoólico e fumarem um cigarro. Entretanto, os efeitos negativos não foram constatados quando os voluntários beberam vinho tinto – alcoólico ou não-alcoólico – enquanto fumavam, indicando que um ingrediente presente no vinho tinto, que não é o álcool, seria o responsável pelo efeito protetor.
Entretanto os pesquisadores ressaltam que o consumo regular de vinho tinto não prova atenuar os danos promovidos pelo consumo crônico do fumo e também que não é nada sensato tomar dois copos de vinho tinto para cada cigarro que se fuma!
Muitos especialistas estão nesse momento tentando isolar os principais ingredientes presentes no vinho tinto, e com isso, eles esperam desenvolver drogas que protejam o organismo contra doenças cardíacas e o câncer, e que possam até prolongar a vida. Os dados preliminares indicam que as perspectivas são bastante promissoras.
Para culturistas essa bebida pode ser um grande adendo dietético. Ocorre que o etanol estimula a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador. Por isso é muito comum entre culturistas, a prática de ingerir um cálice de vinho tinto logo antes de subir ao palco.
O uso do vinho tinto principalmente pelo seu efeito cardio-protetor, é muito válido para aqueles indivíduos insistentes quanto ao uso de esteróides anabólicos, pois com o uso destas drogas, observa-se uma diminuição bastante acentuada nos níveis de HDL colesterol.
Entretanto, o uso regular de vinho tinto ou de qualquer outro alimento com propriedades funcionais, não exclui os riscos que estes fármacos expõem seus usuários.
De acordo com diversos especialistas, parece que o consumo de uma ou duas taças de vinho tinto por dia, levando em conta uma boa absorção dos princípios ativos, seria bastante adequado.
Vale ressaltar que os efeitos acima mencionados são verificados quando realiza-se um consumo moderado de vinho tinto.
Uma ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, mesmo sendo por meio do vinho tinto, induz a inúmeros agravantes à saúde e não é indicada em hipótese alguma.
Agora umas indicações boas que valem a pena degustar eu recomendo Santa Carolina,Mission,Salton,Miolo,Almadém,Santana,Gato Negro e vários outros entre os chilenos,argentinos,africanos,os nacionais,eu amo eles secos mas a maioria das pessoas tomam suave por não conhecerem a versão "seco" que é bem melhor não da ressaquinha no outro dia,vale a pena,combinam com carnes vermelhas,massas,eu adoro com pizza,meu prato favorito
Espero que provem com moderação é claro,não vai sair ai degustando todos de uma vez,por que se não vai da uma confulsão de sabor você não vai saber qual que é qual,vai devagar principalmente se não tem costume de beber,é muito bom para saúde mas uma taça por dia ja é suficiente.
bjos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentarem, são sempre bem vindos, fiquem com Deus :*