terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Conheça um pouco mais sobre chá verde




O chá verde é preparado com Camellia Sinensis e é preparado a partir de folhas frescas que são rapidamente tratadas no vapor, inibindo a sua fermentação. É consumido principalmente no Japão, China e Índia.

Muito se houve falar sobre os benefícios do chá verde, que incluem diminuição de doenças cardiovasculares, redução de aparecimento de câncer, emagrecimento, prevenção da redução da densidade mineral óssea e cárie dental. Mas, será que ele é realmente responsável por todos esses efeitos?

O chá verde apresenta na sua composição fitoquímicos, substâncias importantes presentes em alimentos, que agem como antioxidantes, entre outras funções. Os flavonóides do chá são: catequinas, epicatequina (EC), epicatequina galato (ECG), epigalocatequina (EGC) e epigalocatequina galato (EGCG), juntas apresentam 30 a 50% dos sólidos do chá.

Vários fatores influenciam na presença desses flavonóides no chá, como o processamento, que varia de acordo com a enzima polifenol oxidase e também a origem da planta.

A ação antioxidante está ligada à estrutura química da molécula que proporciona maior neutralização de radicais livres. De acordo com alguns estudos, os antioxidantes do chá são mais potentes do que os antioxidantes de vitamina E, C, carotenos ou xantofilas.

Estudos epidemiológicos mostram que existe associação inversa entre consumo de catequinas e risco de doenças cardiovasculares. A ação do chá é diminuir os níveis de colesterol total, pressão arterial e redução de agregação plaquetária.

Com relação ao câncer, sua ação está ligada à presença de EGCG que provavelmente inibe a iniciação e promoção de marcadores bioquímicos de tumores, entre outros fatores, retardando o desenvolvimento de neoplasia. Porém, são necessários mais estudos que comprovem tal efeito.

Em se tratando de densidade mineral óssea e cárie dental, os resultados também não são conclusivos. Alguns encontraram benefícios, com presença maior de densidade mineral óssea e menor cárie dental, mas outros mostram o contrário.

O chá verde foi pesquisado em função de suas possíveis propriedades ligadas ao emagrecimento. De acordo com um estudo realizado em 1999, o extrato de chá verde com polifenóis aumenta o gasto energético e a oxidação de gordura. O mecanismo provável seria inibição da enzima COMT, que resultaria em aumento da norepinefrina e termogênese do metabolismo das gorduras.

Outros estudos foram feitos em animais, também sendo necessário uma comprovação científica para que o chá verde possa ser utilizado para este fim.

Eu tomo esse chazinho milagroso todos os dias e digo com toda certeza que minha fome "incontrolável" mudou e muito,chego do trabalho e vou logo tomando uma caneca,depois no decorrer do dia vou beliscando toda hora para não acumular fome.

Indico para todos que vivem brigando com a balança vale a pena,o sabor não é dos melhores,mas é muito bom para saúde e melhor ainda ele saceia a fome,é encontrado em farmácias e supermercados.

Então vamos tomar o chá das 17hs :)
bjinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentarem, são sempre bem vindos, fiquem com Deus :*